Início / Terapias
A Terapia da Aceitação e Compromisso (ACT) é uma terapia do rol das Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais de Terceira Geração que utilizo na prática clínica. São procedimentos técnicos e exercícios psicológicos modernos e atuais com excelentes resultados para as pessoas que são atendidas em psicoterapia.
A terapia de aceitação e compromisso nos mostra e ensina a perceber e aceitar as situações da vida e nossas emoções (por mais desagradáveis ou dolorosas que sejam), assumindo um compromisso consigo mesmo e com os demais ao seu redor, com mudanças e um novo modo de desenvolvimento pessoal.
A terapia racional-emotivo-comportamental (TREC) é uma abordagem terapêutica que oferece diversas possibilidades de intervenções efetivas e eficientes com excelentes resultados de maneira criteriosa e embasada no modelo cognitivo do Dr. Albert Ellis.
É uma psicoterapia com o objetivo de auxiliar o indivíduo a perceber a existência de crenças disfuncionais acerca de si mesmo, das pessoas e do ambiente ao seu redor, compreendendo como foram desenvolvidas e mantidas, assim como, questioná-las e revê-las.
Considerando que a TREC é uma forma ativa e diretiva de psicoterapia, o terapeuta tem uma ação objetiva para identificar as crenças irracionais e sentimentos excessivos do indivíduo, atuando em um modelo bio-psico-educacional, demonstrando novos padrões de compreensão de seus sentimentos e comportamentos.
Quando as pessoas são confrontadas com problemas e emoções desagradáveis e/ou dolorosas, têm a tendência de negar, evitar, fugir, rejeitar, esquivar ou lutar contra estas emoções. No entanto, esta terapia mostra-nos o poder reparador e terapêutico da aceitação e modificação dos paradigmas existentes.
Aceitação significa validar e compreender as experiências e sentimentos na vida de uma maneira gentil e humana consigo mesmo(a) sem julgamentos, negação ou estar resignado à vontade alheia ou ao destino.
Este tipo de psicoterapia orienta para o compromisso de mudança no que for necessário para novos resultados através da reflexão sobre os próprios valores atuais, estabelecendo novas diretrizes e objetivos relevantes, desenvolvendo diferentes planos de ação para os resultados pretendidos. Assim, consegue-se perceber e modificar os pensamentos, fazendo diferentes conexões com os sentimentos e modificando os comportamentos de maneira mais assertiva.
O Psicólogo Clínico americano e Professor Steven C. Hayes é o precursor deste tipo de terapia com sua diversidade de métodos psicoterapêuticos com eficácia testada e comprovada cientificamente em uma variedade de situações como: stress profissional, ansiedade social e de desempenho, transtorno obsessivo compulsivo, depressão, etc.
Terapia também indicada para alcoolismo e abuso de substâncias entorpecentes e também em casos de obesidade, anorexia e diabetes.
Também aplicada a qualquer pessoa para promoção do bem-estar mental e emocional em direção a uma vida plena e feliz.
Darci Caiado Psicologia Clínica – Copyright 2024 © All Right Reserved Design by VSet Comunicação