Início / Terapias
Esta modalidade de psicoterapia utiliza procedimentos, técnicas e métodos comprovados em diversos estudos que aumentam os sentimentos de felicidade, alegria, otimismo e gratidão com a vida.
Ao promover a felicidade e o bem-estar, é certo que nossos pensamentos, sentimentos e comportamentos estarão alinhados com aquilo que planejamos e almejamos.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) enfatiza que saúde é: “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades.” A Psicologia Positiva promove a qualidade e os aspectos positivos da vida levando ao sentimento de felicidade.
Por volta do ano 2000, o psicólogo americano Martin Seligman estabeleceu que a Psicologia deveria estudar os aspectos positivos da vida e do ser-humano relacionados à felicidade, à plenitude e ao bem-estar. Considerando as virtudes e qualidades humanas, como resiliência, talento, generosidade, esperança, amor e otimismo, foi o início da Psicologia Positiva com a psicoterapia objetivando reduzir sentimentos ansiosos ou depressivos através de métodos e técnicas cientificamente testadas.
A psicoterapia positiva faz uma ampla avaliação do que é bom e útil aos pacientes, valorizando e ampliando o rol de possibilidades de conexões e técnicas de decisões inteligentes a fim de minimizar o sofrimento e seguir a vida com mais força e vigor.
Assim, consegue com suas ações valorizar e reforçar os pensamentos, atitudes positivas e otimistas, ampliando o repertório de ação dos pacientes e aumentando as possibilidades de enfrentamento das situações mais difíceis.
As consequências das emoções positivas são contínuas e duradouras, levando os pacientes a vivenciar cada vez mais momentos de plenitude e bem-estar.
Em relação ao atendimento ao paciente, o psicólogo recebe com empatia e acolhimento as demandas em uma relação de confiança, mantendo a eficácia da abordagem aos seus objetivos de melhorar a condição de vida com mais alegria e felicidade, ensinando e demonstrando habilidades cognitivas, emocionais e comportamentais.
É uma abordagem da Psicologia que tem como foco e objetivo ajudar as pessoas a vivenciar uma vida feliz, próspera e saudável. Posicionada em três pilares principais:
O psicólogo Martin Seligman baseou parte de sua abordagem na investigação do método PERMA, que utiliza cinco estruturas para medir o bem-estar e a felicidade:
Darci Caiado Psicologia Clínica – Copyright 2024 © All Right Reserved Design by VSet Comunicação