Terapia Racional Emotivo Comportamental

Início / Terapias

O Que é a Terapia Racional Emotivo Comportamental (TREC)?

A terapia racional-emotivo-comportamental (TREC) é uma abordagem terapêutica que oferece diversas possibilidades de intervenções efetivas e eficientes com excelentes resultados de maneira criteriosa e embasada no modelo cognitivo do Dr. Albert Ellis.

É uma psicoterapia com o objetivo de auxiliar o indivíduo a perceber a existência de crenças disfuncionais acerca de si mesmo, das pessoas e do ambiente ao seu redor, compreendendo como foram desenvolvidas e mantidas, assim como, questioná-las e revê-las.

Considerando que a TREC é uma forma ativa e diretiva de psicoterapia, o terapeuta tem uma ação objetiva para identificar as crenças irracionais e sentimentos excessivos do indivíduo, atuando em um modelo bio-psico-educacional, demonstrando novos padrões de compreensão de seus sentimentos e comportamentos.

Desenvolvimento das Terapias Cognitivo-Comportamentais

Ao longo do tempo, as Terapias Cognitivo-Comportamentais se desenvolveram cientificamente em diversos processos e com progressos eficientes até chegarem às Psicoterapias de Terceira Geração. Para tanto, utiliza técnicas modernas com melhor relação entre custo e benefício alcançando resultados eficazes.

Eficácia e Aplicações da Psicoterapia Cognitivo-Comportamental

Esta terapia explica que o desenvolvimento de padrões negativos de pensamentos, sentimentos e comportamentos pode desencadear dificuldades ou problemas psicológicos (mentais e emocionais) como, por exemplo: ansiedade, medo, depressão, stress, insegurança, baixa autoestima, excesso de confiança e problemas nas relações humanas, etc. Que podem causar sofrimento, falta de assertividade nos comportamentos e dificuldades no dia a dia.

Segundo diversos estudos científicos, livros e pesquisas, a Psicoterapia Cognitivo-Comportamental apresenta uma elevada eficácia, caracterizada por resultados terapêuticos rápidos e duradouros com uma boa relação custo-eficácia.

Desde a década de 80 é considerada em diversos países a terapia mais indicada para os problemas psicológicos apresentados pelos indivíduos como: ansiedade, fobia social, hipocondria, depressão, medos e fobias com ataques de pânico, stress pós-traumático, transtorno obsessivo-compulsiva, perturbações do comportamento alimentar e outros.

Reconhecer que a ansiedade e outras condições são tratáveis é o primeiro passo para o seu bem-estar emocional e mental.